Food Styling: Os segredos de montagem e decoração de pratos

0
109

Nada melhor para deixar o prato ainda mais atrativo do que uma montagem adequada da refeição na hora de servir. Food Styling é uma técnica que surgiu com o intuito de deixar o prato mais atrativo aos olhos ou até mesmo para as lentes de câmeras. A sua utilização é feita para expressar o sentimento que o chefe quer passar. A busca pelo aperfeiçoamento de técnicas para tais decorações tem crescido consideravelmente.

Como princípio básico devemos ressaltar que a HARMONIA entre os elementos que compõem o prato é o que manda na imagem e sensação que ele passa. Tudo o que compor o conjunto deve ser comestível. Evite utilizar ingredientes ou detalhes que sejam apenas decorativos.  A disposição das porções do alimento, molhos e/ou especiarias que serão utilizadas devem tentar remeter a uma visão de uma pintura em tela.

O ENQUADRAMENTO também é um princípio a ser levado em consideração. Os elementos devem estar dispostos de forma organizada para manter um equilíbrio no espaço de montagem do prato. Para isso, a regra dos terços pode ser de grande ajuda:

Regra dos terços é uma técnica que consiste em subdividir, de forma imaginária, a área onde os elementos serão representados, em nove partes iguais. Utilizamos assim, quatro linhas retas, sendo duas linhas verticais e duas horizontais. Através dessa técnica, buscamos alcançar o equilíbrio visual do prato.

Os elementos podem ser colocados de três maneiras:
1. No centro do prato
2. Em uma das laterais
3. Um dos cantos, em sua diagonal

Com essas dicas você já pode começar a criar decorações para os pratos que fizer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here