Você sabe quem criou o macarrão?

0
22

A pergunta nos leva imediatamente para a Itália, país amplamente conhecido por sua culinária especializada em massas. A associação é automática e talvez você poderá ficar desapontado consigo mesmo em saber que o macarrão não é uma invenção dos italianos.

Existem inúmeras teorias, uma delas nos diz que a originalidade da macarronada vem da China, levada por Marco Polo até a Itália ainda na Dinastia Yuan (entre 1271 e 1368). Porém, o prato era uma espécie de macarrão instantâneo que não é nada parecido com a massa consumida na Itália nos dias atuais.

Em 1279, em Gênova, um soldado italiano fez relatos de um tipo de massa, mas o bom e tradicional macarrão que todos nós conhecemos foi descrito pelo geógrafo árabe Idrisi no ano de 1154, segundo ele o prato era comum na Sicília, o que nos leva a entender que Marco Polo não poderia ter levado o macarrão à Itália.

Alguns historiadores dizem que a massa foi parar na Itália pelas mãos dos árabes, no Século IX, junto de outros itens alimentícios como espinafre, berinjela e cana de açúcar. A forma e preparo da massa foi evidenciada em registros aramaicos.

Não foram os italianos que inventaram a massa, mas é evidente que eles a aperfeiçoaram e deram ainda mais significância ao prato. Isso também é criação. No final das contas, o que nos importa é o sabor e as mais variadas formas de confeccionar um prato delicioso.

Filipe de Morais nos ensinou a fazer sua Massa com Cogumelos e Gorgonzola no último episódio do Meu Umbigo no Fogão. Não deixe de conferir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here